CRISE? OPORTUNIDADE? O mercado está mudando muito rapidamente. É impressionante a velocidade como o que era novidade já está ultrapassado, então ainda é verdade a famosa frase: na crise se cresce! Será que na engenharia é assim também?
Então pessoal, ela teoricamente vale para todas as áreas. Acontece que a engenharia é a primeira área a ser impactada na crise. Então os empregos formais de engenheiro, até por que os salários de engenheiro são salários geralmente mais altos, são visados nas empresas para redução de custo. E a gente sabe que muitas vezes a pessoa tem capacidade, está ali entregando resultado, mas a empresa se preocupa com os números né, e não vai continuar com aquele profissional. Pode ser que lá mais para frente tenha um cenário melhor e que ele seja contratado novamente, isso é bem comum na engenharia. Mas no geral muitas cabeças boas “rolam” nesse momento.
E o que você, sabendo deste histórico pode fazer para se destacar dos outros?
Acho que devemos trabalhar o tripé: conhecimento, network e experiência.
A primeira coisa é o conhecimento, que é algo que nunca vão te tirar. Se ainda está na faculdade se dedique a aprendizados extraclasses como inglês, pacote office, iniciação científica, participação em congressos, empresas júnior, incubadoras, grupo de pesquisas e competições, enfim, existente várias possibilidades… Atividades extra curriculares também são importantes para quem já se formou! Tenha em mente que neste momento, além do conhecimento, você terá acesso a pessoas que vão engrandecer o seu network, que é muito importante na hora de contrações e processos seletivos, novos clientes, parcerias…
Precisamos trabalhar muito os relacionamentos interpessoais, o famoso network que será responsável por te manter na empresa ou colocar oportunidades especiais em sua carreira. No meu LinkedIn eu falo bastante sobre network e como utilizar esta rede social para se desenvolver. Conecta comigo lá!
Por fim, a experiência, que é o mais antagônico do tripé pois é o ponto que menos depende de nossos esforços e se liga fortemente com as outra duas pernas. Para a galera que ainda não se formou ou acabou de se formar, a escolha de um bom estágio fará toda a diferença. Um bom network “offline” com interesses genuínos de trocas vantajosas para ambos os lados também é um caminho para melhorar a experiência sem estar contratado. O momento de conseguir experiência muitas vezes significará retorno financeiro muito baixo, mas é como um investimento e vale muito a pena!
Comenta aí o que você achou!
Permalink
Olá Cristiano!
Gostei muito do seu site e dicas!
Quero divulgar seu trabalho para meus contatos!
Sucesso a você!
Aurélio Andrade
Permalink
Que legal Aurélio, muito obrigado!
Você pode usar os botões acima e compartilhar nas suas redes sociais e até mesmo no Whatsapp!
Se preferir, pode copiar o link do artigo que você mais gostou e enviar por e-mail também.
Um abraço!