Muito de vocês devem ter recebido minhas mensagens de boas-vindas e nela eu assumi um compromisso de estar escrevendo pelo menos 3 vezes por semana no Linkedin. E esse é um compromisso muito difícil de se manter porque temos que estar sempre nos atualizando, buscando informações novas, relevantes, para compartilhar com você. Acontece que o fato de eu ter compartilhado essa informação:
Eu vou compartilhar ou publicar toda segunda-feira, quarta-feira e sábado um conteúdo novo e relevante
é um motivador para mim e assim eu consigo escrever cada vez mais. E aí vai minha primeira dica para você. Se você quer assumir um compromisso e está difícil cumprir, seja publicar um vídeo por semana, postar uma informação relevante, avançar nos estudos, ou melhorar no seu emprego por exemplo é legal estabelecer métricas assim como usamos na gestão de projetos.
E depois de feito esse planejamento você deve divulgar essas métricas para outras pessoas. Assim o seu comprometimento vai ser muito melhor em cumprir com o que foi acordado previamente. E para mim isso tem funcionado muito bem. Eu fiz um cronograma das publicações que eu gostaria de publicar e fiz uma mensagem de boas-vindas para todas a uma pessoa que eu adiciono aqui no Linkedin ou que me solicita para ser conexão. Essa primeira mensagem eu só falo isso: é muito bom ter a pessoa comigo e que eu publico toda segunda-feira, quarta-feira e sábado. E que se ela tiver alguma dúvida pode mandar uma mensagem pessoal que eu respondo também. E realmente eu respondo todas. Às vezes demora um pouco e tal, mas eu respondo todas as mensagens que eu recebo.
Então a dica de hoje vai se você tá aí com algum problema sofrendo para conseguir resolver alguma coisa supercomplicada, divida em partes menores e utilize métricas para acompanhar. Vamos usar aí um princípio do planejamento muito comum no planejamento em gestão de projetos. Vamos dividir em pedaços menores e criar marcos para que você consiga atingir seu grande objetivo. E seu objetivo pode ser conseguir um novo emprego, conseguir melhorar no seu emprego, entrar no estágio, passar num processo seletivo para trainee ou concurso público e para tudo isso a gente consegue dividir em coisas menores.
Tenho um exemplo que é bem relevante com o momento atual que a gente tem um país em crise e com poucas oportunidades de emprego. Eu costumo dizer que tem muito trabalho no Brasil, tem muita coisa para ser feita, tem muito que se melhorar como a infraestrutura, mas também em todas as áreas: saúde, educação, tudo… Está faltando profissionais competentes mas também não tem muito emprego.
Ou seja, a gente vai ter que pensar uma maneira de como realizar esse trabalho, é claro, ser pago por que todos temos nossas contas que vão chegar todo dia… Meu exemplo vai ser para uma pessoa que está procurando emprego:
E aí você pode pensar: já estou procurando emprego, como é que eu vou dividir em partes menores essa procura de emprego. E não depende de mim, depende de outras pessoas me contratarem…
Então seguinte, se você está no Linkedin já é um bom começo você estar utilizando uma rede social profissional para alavancar a sua procura de empregos. Eu passei por um momento assim quando terminou as Olimpíadas e eu estava em dúvida se eu ia tocar um negócio próprio seu eu voltar para os estudos eu ia continuar emprego. E nessa dúvida eu fiz uma rotina de procura de emprego que eu vou compartilhar com você.
Primeira coisa que eu fiz um cronograma no qual eu procurava vagas no Linkedin e no site vagas.com todos os dias pela manhã. Eu abri algumas abas no navegador com pesquisas na área que eu queria. Então colocava por exemplo, Coordenador de Projetos em Belo Horizonte, Coordenador de Projetos no Rio de Janeiro, Engenheiro Mecânico em Belo Horizonte, etc.
E aí eu olhava as vagas que estavam no meu perfil me candidatava em algumas e a deixava ali. No outro dia eu atualizava aquela página que e eu estava e assim sabia qual que era o último resultado da pesquisa tinha dado no dia anterior. Daí eu repetia a busca de vagas mas era bem menor o trabalho para poder visualizar as vagas as novas, vagas disponíveis.
Outra coisa que eu fiz foi melhorar o meu perfil nos sites de vagas e no LinkedIn, além de repaginar meu currículo. Exitem alguns grandes produtores de conteúdo no Linkedin que dão dicas ótimas para você melhorar o seu perfil e melhorar como você é buscado no Linkedin.
E como eu falo já em alguns vídeos meus você deve focar no tripé conhecimento, network e experiência. No meu caso a experiência eu já tinha. O network eu estava desenvolvendo e melhorando pelo LinkedIn mas já tinha um network offline, vamos dizer assim. E eu tava fazendo o quê? Melhorando meu conhecimento também. Então fui fazer cursos online, pesquisei no YouTube maneiras de melhorar como eu era visto no LinkdeIn por exemplo e no vagas.com.
E as métricas que eu fiz foram bem simples:
Quantas das vagas eu me candidatava eu anotava o número de candidaturas e quantas eu recebi resposta.
Quantas visitas o meu perfil no Linkedin recebia por semana.
Tentava fazer pelo menos duas ligações ou mandar dois WhatsApp para contatos importantes offline por semana.
Três medidas simples que eu tentava melhorar a cada semana. E aí o importante é que eu digo de ter consistência. Era todo dia, porque tinha dia que eu não recebi nada… Tinha semana que tinha pouquíssimas visitas no meu LinkedIn… Tinha contato que eu mandei WhatsApp e não me respondeu… Isso acontece com todo mundo. Mas eu mantive a consistência o tempo todo, e o que me ajudou a manter foi quando eu passei para as pessoas próximas, familiares, amigos, o que eu estava fazendo e o ue eu esperava ter.
E qual número usar? Sei lá, uma chamada ou um e-mail marcando uma entrevista ou passando para o próximo na etapa de um processo seletivo por por mês talvez. Ou 1 a cada duas semanas… Eu queria ter um perfil campeão no Linkedin e queria ter mais de 10 visitas por semana no meu perfil.
Eu queria que era reatar contatos com pessoas importantes para mim. Não ligar desesperado pedindo emprego, mas tentar um contato, marcar um café e eu tentava conseguir ter pelo menos um por semana.
Então é assim é muito importante a gente ter essa consistência e a gente divulgar nossos planos para as pessoas seja para os nossos pais, amigos, familiares, seja para esposa, marido, filhos ou até para sua audiência, se você está produzindo um conteúdo. O fato de você divulgar o que você vai fazer te motiva a permanecer na consistência, fazendo que você se programou sempre independente dos percalços, porque existem sim muitos percalços nesse caminho.
Espero que você tenha gostado! Deixa aqui o seu comentário de como você passou por um momento difícil ou como você se planeja. Compartilhoe com algum colega que você acha que vai gostar dessa dica e divulgue para seus contatos!
Um abraço e até mais!
#pracima