Assim que nos formamos em engenharia vem logo a dúvida se devemos continuar nossos estudos ou não. Tenho 2 opiniões antagônicas sobre esse assunto e explico por quê. Se seu objetivo é continuar na área acadêmica, fazer um Mestrado, Doutorado e pós Doc, você deve sim, continuar os estudos assim que se formar. Agora se seu objetivo é desenvolver uma carreira e ter um apoio de formação profissional como MBA por exemplo eu acho que deve esperar e não continuar estudando.
Veja bem, vivemos em tempos modernos em que nossa formação passou de simplesmente seguir uma carreira pré-determinada e passamos para o chamado long life learning, ou aprendizado de vida inteira. As mudanças tecnológicas são tão rápidas, novas profissões surgem e profissões até então dadas como eternas se acabam. Hoje vivemos um avanço gigantesco da internet das coisas (IoT), inteligência artificial e robotização que em menos de 20 anos muitas profissões estarão extintas. Por isso, temos que estar aprendendo sempre, seja com cursos de formação complementar, cursos online para nos mantermos atualizados.
Com isso em mente, vou explicar porquê você deve continuar estudando imediatamente após formado se deseja fazer Mestrado e porquê deve esperar pelo menos uns 5 anos de formado para ingressar em um MBA.
Para um mestrado, vivência no mundo acadêmico é um grande diferencial. Assim, você deve “continuar estudando” ainda na faculdade. O que isto quer dizer? Faça matérias eletivas do mestrado ainda como aluno de graduação. Participe de feiras, congressos. Entre para algum grupo de pesquisa e publique artigos sobre os temas pesquisados. Saiba que você pode fazer disciplinas isoladas em todas as universidades federais do país sem ter entrado no mestrado. E o melhor, o fato de tê-las feito contará pontos para sua classificação de entrada. Então pensou em fazer mestrado, já comece agora a se informar e estudar para seguir essa trajetória.
Agora se você prefere ir para a iniciativa privada, mas quer um diferencial, não te aconselho fazer um MBA de cara. É preferível focar em outros diferenciais importantes como aprender um novo idioma ou aperfeiçoamento do inglês, ou fazer cursos específicos de curta duração para um conhecimento que você quer aprimorar. Um MBA é um curso em que o networking e a troca de experiências de trabalho é muito importante além do conhecimento passado em aula. Você terá a oportunidade de se comunicar com líderes de outras empresas e ter passado por pelo menos 5 anos de experiências e aprendizados profissionais te deixarão mais preparado para absorver os conhecimentos dos outros participantes. Ir para lá logo depois de formado te trará um pouco mais de conhecimento teórico, mas você perderá uma fatia importante de oportunidade de aprendizado.
E aí, gostou? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo!
#pracima